Renato Torres celebra 10 anos de Guamundo, um estúdio que nasceu em seu quarto numa casa no bairro do Guamá

Atuando na música como cantor, compositor, instrumentista, arranjador, diretor e produtor musical, Renato Torres tem uma carreira que abrange mais de três décadas, sendo a última dedicada ao projeto Guamundo Home Studio, um estúdio caseiro de gravação e produção musical que tem impulsionado tanto suas próprias criações quanto as de diversos artistas da cena independente de Belém.

Em 2024, o Guamundo Home Studio celebra sua primeira década de existência, consolidando-se como um espaço de criação musical e afetiva, alcançando, ao longo desse tempo, um número expressivo de produção: 75 singles, 24 álbuns e EPs, além de 20 trilhas sonoras para teatro, cinema e produções audiovisuais.

O Guamundo teve início em um quarto na casa da mãe de Renato, no bairro do Guamá, em Belém. O espaço, que na adolescência servia para composições, evoluiu para um núcleo criativo que hoje carrega a assinatura Guamundo. Renato relembra com carinho as perguntas que recebia: “Gravas tudo aqui nesse quartinho? Até bateria?!”. E ele respondia, entre risos: “Sim, até bateria”. Por anos, sua cama dividiu espaço com cabos, microfones e músicos, reforçando o caráter íntimo e colaborativo do lugar.

Lugar de laços humanos e espírito livre

Renato Torres e Paulinho Moura (Trio Lobita, Orquestra de Choro do Pará)

Para Renato, o Guamundo é mais que um estúdio; é uma incubadora de ideias e um laboratório experimental. Mais do que lucro, o retorno do projeto é “um incalculável manancial de afetos, trocas, novos sons e momentos emocionantes”. Ele celebra a alegria de ver um álbum produzido ali ser mencionado como o melhor de um artista e de manter o espírito livre, sem ceder às regras do mercado.

A música que nasce no Guamundo é tecida em laços humanos, feita para aproximar, compartilhar e reconhecer a potência do outro. Renato acredita que o sucesso do projeto está na materialização de gestos musicais independentes de sua cidade e de outras, na direção de um reconhecimento mútuo.

Ao longo desses dez anos, dezenas de artistas passaram pelo “quartinho guamaense”, relata ele, em mensagem enviada a uma lista de WhatsApp, celebrando esses dez anos. Renato expressou profunda gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada: músicos, compositores, cantores, instrumentistas, arranjadores e todos que contribuíram para as criações no estúdio.

Ouça a playlist celebrativa no Spotify:
Guamundo Home Studio – 10 Anos

Parabéns ao Guamundo Home Studio por 10 anos de inspiração, resistência e amor pela música. Que venham muitas décadas mais!

O vídeo que complementa este post é de abril de 2014, quando Renato convidou o saudoso compositor Leandro Dias pra visitar seu então recém inaugurado Guamundo.“… ele me apresentou algumas melodias que precisavam de letra; a última delas foi a que ele mesmo batizou de ‘Samba Guamaense’, no que eu acedi imediatamente”, disse Renato.

E também fez o registro, que ele postou em seu cana de Youtube, em 2023. Confiram:

compartilhe

Categorias

mais lidas

newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre comunicação, arte e mídia em Belém/PA.

Ao se cadastrar, você concorda com nossa política de privacidade.

Ir para o conteúdo