Primeira edição da Espia Só – Mostra de Cinema Paraense estreia na Feira Jenipapo neste domingo

A primeira edição da “Espia Só – Mostra de Cinema Paraense” chega recheada de filmes de animação paraense. A programação, gratuita, ocorre neste domingo, 8 de junho, das 9h às 14h, na Casa da Linguagem, marcanado a inauguração do novo auditórrio da instituição.

Idealizada por Rod Rodrigues, da produtora Muirak Studio e Insoner Lab, a mostra fará parte da programação gratuita da terceira edição da Feira Jenipapo de Arte Gráfica, produzida pela artista visual Thay Petit.

Esta primeira edição será focada em animações, com curadoria encabeçada pela “Muirak Studio”, que acumula mais de 10 anos de atuação no mercado audiovisual. A sessão de quase duas horas, intitulada “Muirak Studio e Convidados”, será composta por 18 obras, como curtas-metragens e episódios de série.

Entre os títulos, estão obras premiadas internacionalmente como o curta-metragem “Visagens e Visões” (co-produção Muirak Studio e Insoner Lab), clássicos dos interprogramas da TV Cultura como “Gigante de Água” (Muirak Studio) e videoclipes com participações de grandes nomes da música paraense, como a animação “Meu Verso”, feita em parceria com a cantora Lia Sophia (Muirak Studio).

Estão presentes filmes incríveis e recentes que mostram a versatilidade e potência da animação paraense, como os curtas “Guardiões da Cobra Grande” (Luzko Fuzko), “Agradecemos a Preferência” (Anemoia Filmes), “Mundiado” (Coletivo BRT e Veropa Sessions) e “Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari” (Iluminuras).

Há também, o convidado amazonense que acumula mais de 100 seleções oficiais em mostras de cinema, “Cem Pilum”, produzido pelo cineasta e antropólogo Thiago Morais Jr. A mostra também contará com a participação mais que especial de dois episódios da série paraense “Os Dinâmicos” (Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia).

“A ideia é que, a cada edição, uma nova produtora ou estúdio de cinema paraense encabece a sessão e bate-papo, fazendo sua curadoria, exibindo seus filmes e também abrindo espaço para obras convidadas. A cada nova edição, uma nova produtora, novos filmes, estilos e visões, amadurecendo a mostra, criando conexão entre as produtoras e versatilizando o público”, explica Rod Rodrigues.

Bate papo após a sessão

Após a sessão, o público poderá assistir um bate-papo com experientes e premiados profissionais do circuito de animação paraense, onde serão compartilhadas vivências e dicas sobre as etapas de produção e cenário da animação nortista.

Conduzido por Ítalo Rodolpho, que atua como produtor, roteirista e diretor de animação na Muirak Studio, o bate-papo contará com a presença da diretora e jornalista Luciana Medeiros (“Os Dinâmicos”), a atriz e roteirista Carol Magno (“As Icamiabas na Cidade Amazônia; Visagens e Visões”), o animador e ilustrador AD Gomes (“Areias de Algodoal”).

Também estarão presentes, o artista-visual e animador Duann Paluma (“Mudar”), a animadora Sofia Sampaio (“Mundo das Cores”), o ilustrador e diretor de arte Gabs Fernandes (Babaçu, As expedições de I-za e Raízes Mágicas), e o roteirista e diretor Rod Rodrigues (Caçador de Cabeças, Visagens e Visões e Raízes Mágicas).

“A mostra ‘Espia Só’’ nasceu porque a equipe da Feira Jenipapo ta sempre buscando fazer dela um evento plural e transformador. A ideia é dinamizar ainda mais a experiência”, expõe Rod Rodrigues.

“Unir diferentes áreas como arte visual, audiovisual, música, culinária, entre outras, faz da Feira Jenipapo um espaço de trocas afetivas, saberes, atividades formativas e criações autorais. É uma vivência transformadora onde o público aproveita a convergência de várias frentes artísticas autorais e independentes, da Amazônia”, diz Thay Petit, idealizadora da feira.

“Além do mais, também é uma ótima maneira de ocupar espaços importantes de formação e expressão cultural, como a Casa da Linguagem, que, infelizmente, estão constantemente na mira de possíveis descontinuidades”, completa .

Serviço

“Espia Só – Mostra de Cinema Paraense”. Neste domingo, dia 08 de Junho, das 9h às 14h, no novo auditório da Casa da Linguagem, com entrada gratuita e indicada para maiores de 10 anos. Endereço: Av. Nazaré, 31, na esquina da Assis de Vasconcelos.

compartilhe

Categorias

mais lidas

newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre comunicação, arte e mídia em Belém/PA.

Ao se cadastrar, você concorda com nossa política de privacidade.

Ir para o conteúdo