Uma das mais importantes fotógrafas brasileiras da segunda metade do século XX, Nair Benedicto é a convidada da próxima edição do Café Fotográfico, ação promovida pela Associação FotoAtiva, que será realizada nesta quarta-feira (21), às 19h, no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, em Belém.
Com o tema “Por que a gente é assim?”, o encontro propõe um mergulho no pensamento visual da artista e nos conflitos que atravessam o Brasil contemporâneo — da infância à desigualdade de gênero, das políticas de exclusão ao cotidiano invisibilizado nas grandes narrativas.
Pioneira num campo dominado por homens, Nair construiu uma obra marcada pela urgência de um olhar social. Começou na fotografia nos anos 1970, vinda da formação em Rádio e TV pela Universidade de São Paulo (USP), com passagens pela militância política e um forte engajamento com pautas feministas e de direitos humanos.

Em sua fala em Belém, ela parte do questionamento “Por que a gente é assim?” para refletir sobre a maneira como o sistema político-econômico molda comportamentos, identidades e silenciamentos.
“Nada é espontâneo, mas sim uma eficiente e complexa programação. Como enfrentamos isso, coletivamente?”, provoca a artista.
Ao longo de sua carreira, Nair cobriu manifestações populares, a luta das mulheres por igualdade, a realidade de comunidades indígenas e ribeirinhas na Amazônia e a infância em situação de vulnerabilidade na América Latina. Suas imagens atravessam décadas de história com uma força que mistura estética, denúncia e afeto.
Em 1980, ela fundou a Agência F4, referência na fotodocumentação brasileira, e, em 2012, lançou o livro “ViVer”, espécie de síntese visual de sua trajetória autoral e política.

Nair Benedicto tem obras nos acervos do MoMA (Nova York), Smithsonian Institute (Washington), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) e da Coleção Pirelli-MASP, entre outros.
Sua produção é reconhecida internacionalmente por desafiar a lógica hegemônica do jornalismo tradicional e ampliar as possibilidades da imagem como ferramenta de crítica e transformação.
O Café Fotográfico é uma iniciativa da FotoAtiva que desde 2008 promove encontros entre artistas, pesquisadores, curadores e amantes da imagem. Em 2025, o projeto realiza oito edições com recursos da Lei Rouanet, via Ministério da Cultura, com patrocínio da Petrobras. Cada encontro é um convite à escuta, ao debate e ao exercício de um olhar mais atento sobre o mundo e suas camadas visíveis e invisíveis.
Serviço
Café Fotográfico com Nair Benedicto
Tema: “Por que a gente é assim?”
Data: 21 de maio de 2025 (quarta-feira), às 19h
Local: Sesc Teatro Casa Isaura Campos – Trav. Quintino Bocaiúva, 569/575, Reduto, Belém (PA)
Entrada gratuita