Um encontro raro, repleto de significado marcará este domingo, 25 de maio, no Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-Pa): o pesquisador Salomão Habib, que há anos se dedica a desvendar a obra de Tó Teixeira, vai bater um papo com o público sobre o músico, explorando uma de suas facetas mais fascinantes, a de professor de violão.
E como o destino está conspirando a favor, teremos a presença de Francisco de Assis Barreto, um dos primeiros alunos do mestre Tó. A atividade integra a programação da exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra”, projeto premiado pela Rouanet Norte, em cartaz no MIS-Pa.
Salomão Habib conhece profundamente o universo de Tó Teixeira. Sua pesquisa dedicada à trajetória e à produção do violonista e compositor paraense foi fundamental para estruturar a exposição atualmente aberta ao público.
Tó foi um grande formador: deixou marcas profundas em seus alunos, transmitindo não apenas técnicas, mas uma filosofia de ensino baseada no rigor, na sensibilidade e na valorização das expressões amazônicas.

No encontro, Salomão propõe um recorte para falar da pedagogia do violão em Tó Teixeira, buscando revelar as histórias que emergem do contato direto do músico com seus alunos, os conselhos dados, às anotações detalhadas, os ensinamentos que passam pelo âmbito da partitura e adentram o território da formação humana e artística.
Trata-se de compreender como Tó Teixeira compôs, formou, orientou e lapidou talentos, contribuindo para a continuidade de uma tradição musical singular.
Pesquisador meticuloso, Salomão Habib percorreu arquivos, conversou com ex-alunos e desvendou aspectos pouco conhecidos dessa dimensão pedagógica, que também dialoga com a própria história de Tó como autodidata estudioso e interlocutor de grandes nomes da cultura amazônica, como o pesquisador Vicente Salles.
A relação entre ambos foi marcada pela troca intensa de informações, num ambiente fértil de pesquisa, criação e memória. Vicente também foi uma das fontes e incentivos ao próprio Salomão em seguir em sua pesquisa.
Este bate-papo será uma oportunidade rara de acessar esse “universo encantador e único” que é a vida e obra de Tó Teixeira — não apenas como artista, mas como mestre.
A atividade é gratuita e aberta ao público, e promete aprofundar o mergulho que a exposição propõe: ver e ouvir, mas principalmente compreender e sentir a relevância de Tó Teixeira para a cultura do Pará e para a pedagogia musical no Brasil.

Memória viva de Francisco de Assis Barreto
A programação deste domingo ganha um brilho ainda maior com a participação especial de Francisco de Assis Barreto, de 93 anos, um dos primeiros alunos de Tó Teixeira. Além de ter convivido diretamente com o mestre, seu Francisco guarda partituras originais de Tó, que pretende levar para compartilhar com o público durante o encontro.
Sua trajetória é marcada não apenas pela relação com a música, mas também com a preservação da memória fotográfica da cidade.
Seu Francisco foi um dos pioneiros no uso do laboratório fotográfico em Belém, atuando ao lado do tradicional Fotogaleria e revelando imagens em um período de importantes transformações no registro visual da capital paraense.
“Ele está bem animado, separou partituras originais, fotografias e vai levar junto com suas memórias”, disse Alexandre Dias, genro de Francisco. Eles estiveram na semana passada na exposição e retornam agora para bater este papo com Salomão e o público.

Exposição segue até agosto com programação especial
Paralelamente, a exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra” segue aberta à visitação no MIS-Pa até o dia 30 de agosto, convidando o público a conhecer, através de documentos, imagens, partituras e registros sonoros, a trajetória multifacetada de um dos mais importantes músicos amazônicos.
Realização: Kamara Kó Fotografia, com apoio Rouanet Norte, patrocínio Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Correios e Caixa. Apoio Institucional do Governo do Estado, por meio da Secult-Pa e Museu da Imagem e do Som do Pará.
Serviço
Bate-papo “A Pedagogia do Violão na obra de Tó Teixeira” – Com Salomão Habib. Domingo, 25 de maio, às 10h30. Local: Museu da Imagem e do Som do Pará (MIS-Pa). Av. Nazaré, 138 – Campina. Entrada gratuita. Informações: @toteixeiramergulhonavidaeobra
Exposição “Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra” – Realização: Kamara Kó Fotografia. Edital Rouanet Norte, patrocínio Banco da Amazônia, Banco do Brasil, Correios e Caixa. Apoio do Governo do Estado, via Secult-Pa e MIs-Pa.