O domingo, 1o de junho, que já conta com exposições, feiras, vivências, gastronomia, oficinas e roteiros a pé, guarda para o finalzinho da tarde uma dos momentos mais emocionantes a partir das 17h, na Praça do Carmo. Presta atenção!
Tudo começa com a discotecagem do Sonoro Paraense, sob comando do Dj Júnior Almeida e DJ Moreno, tocando vinil e já aquecendo para o que vem em seguida, o Baile da Guitarrada, com Os Dinâmicos que apresentam o Baile da Guitarrada, em ensaio aberto na 56ª edição do Circular Campina Cidade Velha.
No palco, Os Dinâmicos reúne músicos pioneiros do gênero, mistura gerações e reafirma a força da música Amazônica. Formada em Barcarena, terra natal de Mestre Vieira — criador da guitarrada —, a banda traz em sua formação três músicos que integraram o lendário Vieira e Seu Conjunto.
Entre eles, o cantor Dejacir Magno, conhecido por ter gravado Lambada da Baleia, considerada a primeira lambada cantada da história, lançada no disco Lambadas das Quebradas, de 1978. Ao lado dele, Lauro Honório (guitarra base) e Luis Poça (teclados) seguem firmes na missão de manter viva essa tradição.
No palco, além dos pioneiros temos mais duas gerações, a do baixista Cassiano Neto, do percussionista carlos Canhão Brito e do baterista Jairo Rocha. E, ainda, o mais novo integrante em todos os sentidos, Wesley Souza que assumiu em fevereiro a guitarra solo da banda.

A apresentação deste domingo aquece o público para o show de lançamento do novo disco da banda que está vindo aí, intitulado Baile da Guitarrada, com dez faixas inéditas previstas para chegar às plataformas até agosto.
O lançamento integra e dá sentido ao projeto Baile da Guitarrada – Lab Música, selecionado pelo edital Rouanet Norte e patrocinado pela Caixa, além dos Correios, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.
O projeto circula com show em Belém e Ponta de Pedras, em julho, e em Macapá (AP), em agosto, oferecendo, ainda, workshops de produção musical, guitarrada e produção cultural, além de ações educativas do Baile Animado da Guitarrada, que estreou em Barcarena.
Levamos a contação de história “O Menino Joaquim e sua Guitarra Mágica”, conduzida pelo escritor Raimundo Lima, e a exibição da série de animação Os Dinâmicos, utilizada como ferramenta educativa. Ocupamos, no ultimo dia 29, a Biblioteca Municipal Firmo Cardoso que em junho comemora 60 anos de fundação.

Contextualizando
A Guitarrada é uma expressão identitária. Nascida no Pará, é fruto da fusão entre ritmos como carimbó, lambada, jovem guarda e choro. Criador do gênero, Mestre Vieira deixou um legado que segue influenciando gerações.
Ao todo foram 13 LPs e 4 CDs, além de projetos especiais como Os Mestres da Guitarrada, em 2004, e em 2012, a regravação, ao vivo, de 38 músicas que estão no DVD Mestre Vieira 50 Anos de Gguitarrada.
Desde sua partida, em 2018, a obra do músico se consolidou e inspirou centenas de músicos, do Pará ao exterior e sua obra é resistência cultural, é trilha de uma Amazônia que precisa urgentemente ser reinventada.
Com Os Dinâmicos em cena, o passado que ressurge também nos renova. E assim, o Baile da Guitarrada Lab Música, ao convidar a banda, faz da memória um instrumento vivo, reafirmando a força de uma música que continua fazendo o povo dançar.
Anote
Baile da Guitarrada – Domingo, 1º de junho, a partir das 17h, na Praça do Carmo, dentro da programação da 56ª edição do Circular Campina Cidade Velha. Abertura com Sonoro Paraense – Dj Júnior Almeida e DJ Moreno discotecagem com muito vinil. Projeto Baile da Guitarrada Lab Música – Patrocínio Banco da Amazônia, selecionado pela Rouanet Norte, com patrocínio da CAIXA, Correios, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.