Nascido em 13 de junho, dia de Santo Antônio, o compositor e violonista paraense Tó Teixeira completaria 132 anos. O concerto “Uma Noite com Tó” antecipa para esta quarta-feira, 11 de junho, às 20h, a celebração, transformando o palco do Theatro da Paz, em uma ponte entre passado e presente.
Foi também neste mesmo teatro que ele recebeu, em 1980, a única homenagem pública, em vida. Momentos que estarão presentes, nos registros de Miguel Chikaoka.
Música, poesia e performances, o espetáculo é uma experiência audiovisual. O artista e diretor Nando Lima assina as projeções em vídeo que compõem o cenário, utilizando imagens de arquivo, filmes antigos e criações contemporâneas para reconstruir a Belém de Tó Teixeira em diálogo com o presente.
Teremos também intervenções cênico-poéticas do artista MC Pelé do Manifesto. E a primeira, a ladainha “Jesus Nosso Pastor” evoca o sincretismo religioso presente na obra de Tó, com participação especial do percussionista Kleber Benigno (do Trio Manari) e do saxofonista Marcos Cardoso, que também integram a orquestra.
Antes, na abertura, o violão solo de Salomão Habib, que assina a direção musical, arranjos e regência do concerto, faz o chamado inicial.
E aí, sim, entra em cena a Orquestra Tó Teixeira de Choro para interpretar um repertório cuidadosamente selecionado entre choros, valsas, carimbós, ladainhas e outras criações do compositor.
-
Foto: Miguel Chikaoka
A Orquestra é formada por: Salomão Habib (violão solo), Hugo Almeida (segundo violão), Mauro Ricardo (terceiro violão), Bernardo Barros (quarto violão), Yasmin Correia (quinto violão), Diego Santos (violão de 7 cordas).
E mais: Carlos “Bochecha” (cavaquinho), Paula Borges (bandolim), Paulo Borges (flauta transversal), Marcus Puff (clarinete e saxofone), Kleber Benigno – Patury (percussão 1), André Ganso (percussão 2) e Vitor Franco (contrabaixo).
Entre as composições, estão joias como “Mais Uma Lembrança” (valsa de 1930 que fala de saudades sentidas e perdidas), “Triste? Nunca!”, que revela o violão como bálsamo emocional do compositor, e “Vamos Tomar Café”, choro inspirado no hábito afetivo de Tó em sua oficina de encadernação.
Há também peças como “Vovó, Lá Vem o Tio Tó”, “Tem Castanha no Ouriço” e “Não Chora, Meu Bem, Não Chora”, que nos rementem a cenas do cotidiano e das relações familiares do artista.
A apresentação incluirá ainda o carimbó “Cordão dos Pretinhos”, composto em 1905, e a curiosa “Bambiá que Dindinha Dançava”, gênero identificado nas pesquisas sobre Tó como um gênero precursor do carimbó que acabou se popularizando se tornando referência da cultura paraense.
A realização é da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia em parceria com a Kamara Kó Fotografias, apresentação e patrocínio do Banco da Amazônia. Apoio do Governo do Estado, por meio da Secult-Pa.
Espetáculo e exposição se encontram na homenagem.

O espetáculo “Uma Noite com Tó” é um projeto que se conecta a outra iniciativa, a exposição Tó Teixeira: Mergulho na Vida e Obra, premiado pelo edital da Rouanet Norte, também com patrocínio do Banco da Amazônia, além de Correios, Caixa e Banco do Brasil. O projeto também conta com apoio institucional do Governo do Estado por meio da Secult-Pa.
A exposição, que ficará aberta até dia 30 de agosto no Museu da Imagem e do Som do Pará, reúne a história da trajetória e familiar do artista e professor de violão, por meio de registros fotográficos de Miguel Chikaoka e a pesquisa de Salomão Habib sobre o músico, além de obras convidadas de Petchó Silveira, Armando Sobral, Dias Jr. e Bruno Rocha, com curadoria de Alexandre Sequeira.
O concerto Uma Noite com Tó é um tributo ampliado da exposição Tó Teixeira Mergulho na Vida e Obra. A mostra e o espetáculo são duas ações que se encontram no propósito comum de manter viva a memória e a atualidade de Tó Teixeira, abrindo caminhos para que novas gerações conheçam e se inspirem em sua música.
Uma Noite com Tó
Quarta-feira, 11, às 20h, no Theatro da Paz. Retirada de ingressos no dia 11 de junho, a partir das 9h, na bilheteria online Ticket Fácil e a partir das 18h, na bilheteria do teatro. Mais informações: @toteixeiramergulhonavidaeobra e @kamarakogaleria + 91 98134.7719