Na praia do Ariramba, o Expressart é um Museu Interativo, que participa mais uma vez da Semana Nacional de Museus, iniciativa que mobiliza instituições culturais de todo o Brasil entre os dias 12 e 18 de maio, com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.
A escolha do tema deste ano dialoga diretamente com o momento que vive o Expressart. Em meio a obras de ampliação e reestruturação para se preparar para a COP 30, o espaço segue aberto, funcionando, criando, ensinando.
“Estamos novamente nesta programação e, mesmo com o museu em obras, vamos receber a comunidade. Esse é o nosso papel enquanto museu interativo e comunitário”, afirma Lu Vila, artista visual e coordenadora do Expressart.

São encontros criativos que vão da cerâmica à pop art, passando por mosaico, colagem e contação de histórias. As atividades ocorrem no Espaço Jambu, adaptado especialmente para esse momento. “Isolamos as áreas em construção e usamos os espaços possíveis. Aqui, a cultura não para”, completa Lu.
Com mais de 1.200 instituições participantes em todo o Brasil, a Semana Nacional de Museus é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que mobiliza espaços culturais de diferentes formatos para refletir sobre os desafios e possibilidades da museologia contemporânea.
Em Mosqueiro, o Expressart assume esse papel com protagonismo e afeto, como destaca Lu: “A gente faz tudo com o que tem, e principalmente com o que acredita. Acredita na arte, acredita nas pessoas. E por isso seguimos, ampliando, nos preparando para a COP 30, e sobretudo mantendo vivo o vínculo com quem nos rodeia.”
É com essa convicção que o espaço promove atividades que incluem oficinas de cerâmica, colagem, mosaico, pop art e contação de histórias, voltadas principalmente para estudantes da rede pública e moradores da ilha.
Durante toda a semana, o museu oferece uma série de oficinas gratuitas voltadas à comunidade escolar da ilha e ao público em geral. As atividades, todas gratuitas, estão sendo realizadas no Espaço Jambu, temporariamente transformado em área pedagógica.
“Isolamos as áreas em construção e usamos os espaços possíveis. Aqui a cultura não para”, diz Lu, enquanto organiza detalhes do que será também um marco simbólico.

Foi dado início também à montagem do Memorial Irmãos Vila, uma homenagem ao pai e ao tio, artistas que assinam obras presentes em vários espaços públicos de Belém. “Meu pai faleceu este ano, e resolvi montar uma réplica do ateliê dele aqui. É um gesto de memória e de afeto. Vai ser um presente para a comunidade.”
Além das oficinas, o Expressart abriga duas exposições: uma coletiva, com parte do acervo artístico do museu, e outra individual, da artista plástica Lígia Silva, instalada no pavimento superior.
Programação do Expressart – 23ª Semana Nacional de Museus
Exposições abertas à visitação:
Mostra coletiva com peças do acervo do Expressart (galeria térrea)
Exposição individual da artista plástica Lígia Silva (pavimento superior)
Oficinas (todas das 10h às 12h, gratuitas):
12/05 (segunda-feira) – Oficina de Cerâmica, com Mestra Cristina
13/05 (terça-feira) – Oficina de Colagem, com Victor Pamplona
14/05 (quarta-feira) – Oficina de Mosaico, com Lu Vila
15/05 (quinta-feira) – Oficina de Pop Art, com Leo Vila
16/05 (sexta-feira) – Contação de História, com Janete Borges