Depois de percorrer diversas cidades brasileiras e reunir mais de 40 mil espectadores, o espetáculo oS mambembeS chega ao Theatro da Paz para três apresentações, nos dias 3, 4 e 5, trazendo um elenco que reúne alguns dos nomes mais conhecidos da dramaturgia brasileira.
No palco estarão Claudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Jui Huang, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha. A direção do espetáculo é assinada por Emílio de Mello e Gustavo Guenzburger.
Inspirada em “O Mambembe”, texto escrito por Artur Azevedo em 1904, a montagem transforma em celebração a própria história do teatro brasileiro. Entre comédia, farsa, música e metalinguagem, a peça acompanha uma trupe de artistas itinerantes que cruza o país enfrentando dificuldades e improvisos para manter viva a arte de representar — uma realidade que continua atual mais de um século depois.
A atual versão nasceu do desejo antigo de Claudia Abreu e Emílio de Mello de encenarem juntos uma obra que falasse dos bastidores do fazer teatral. O texto original, que reúne cerca de 80 personagens, ganhou nova dramaturgia assinada por Emílio de Mello, Daniel Belmonte e Gustavo Guenzburger. Em cena, os atores se multiplicam em diversos papéis, numa encenação marcada pelo humor e pelo jogo teatral.
“Montar esse espetáculo com amigos queridos era um sonho antigo. Uma celebração ao teatro e à alegria de atuar”, resume Claudia Abreu, idealizadora do projeto.

Espetáculo é clássico da dramaturgia
Escrito no início do século XX, “O Mambembe” não teve grande repercussão junto ao público de sua época, mas acabou se tornando um dos clássicos da dramaturgia nacional após a histórica montagem do Teatro dos Sete, em 1959, estrelada por Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Ítalo Rossi.
Desde a estreia, em novembro de 2024, o espetáculo vem percorrendo diferentes estados brasileiros e abriu, em 2025, a programação do Festival de Curitiba, um dos mais importantes do país.
Com patrocínio do Banco da Amazônia, a temporada do espetáculo em Belém recoloca em cena a tradição das grandes turnês teatrais e leva ao público paraense uma montagem que fala sobre amizade, resistência e o prazer de fazer teatro.
Serviço
Espetáculo oS mambembeS – Theatro da Paz. Em julho. Sexta (03) e sábado (04), às 20h e domingo (05), às 17h. Duração: 90 minutos. Classificação: Livre. Ingressos à venda pela Ticket Fácil e na bilheteria do Theatro da Paz.

